Vale do Jari – Com suas atividades iniciadas em outubro de 2015, o Centro de Formação Profissional (CFP) do Vale do Jari contabiliza mais de 200 alunos matriculados nos cursos de Aprendizagem Industrial e de Formação Inicial e Continuada (FIC). A Unidade resulta de um convênio realizado entre o SENAI e a Fundação Jari - instituição que desenvolve programas e projetos na área de educação -, com o apoio do Grupo Jari.
Com aproximadamente 100 mil habitantes – que inclui os três municípios do Vale, Laranjal do Jari e Vitória do Jari no Amapá e Almeirim no Pará - de acordo com o Censo de 2015 do IBGE, a região faz parte do terceiro polo mais populoso e industrial do Amapá. Com a chegada da nova unidade educacional, jovens e adultos daquelas cidades puderam contar com mais uma oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, em especial para o setor industrial.
“A instalação do SENAI no Vale do Jari aumenta bastante as possibilidades de capacitação e empregabilidade, contribuindo para a formação profissional e cidadã, o desenvolvimento social, a geração de renda e a competitividade das indústrias da região”, disse Roberto Pires, coordenador do CFP Vale do Jari.
A qualificação profissional oportunizou aos jovens o acesso ao primeiro emprego. Cerca de 70% dos alunos do Centro estão inseridos no mercado como aprendizes, por empresas locais, recebendo remuneração mensal, vale transporte e demais benefícios trabalhistas.
“Além da oportunidade de capacitação profissional e emprego, meu desempenho escolar também melhorou, está sendo um grande aprendizado”, comentou Leilso Souza Costa, estudante do curso de mecânica de manutenção industrial.
Hoje, oito empresas do Vale do Jari abriram suas portas para receber jovens aprendizes, ampliando as possibilidades desses estudantes desenvolverem competências necessárias ao exercício profissional e pessoal. E ao final do programa, muitos acabam sendo efetivados.
O CFP também irá atuar em outras modalidades de educação profissional, por meio de cursos de qualificação, aperfeiçoamento e técnicos, de forma presencial e a distância, a fim de expandir as suas atividades na região.
“Tivemos muitos aproveitamentos após o término do curso e com o apoio local do SENAI tenho certeza que o número de aprendizes efetivados será maior”, explicou Milton Alves Neves, analista de RH da empresa RR Serviços Florestais.
Para o diretor de operações do SENAI, Adriano Cardoso, “o aumento da capilaridade da atuação do SENAI, é fundamental para fortalecer o Sistema Indústria no Amapá, e como no caso do CFP Vale do Jari, estamos atendendo uma região de fronteira, com grandes indústrias e seus fornecedores, melhorando a competitividade do setor industrial, bem como fortalecendo a economia da região".
ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.