Macapá - Um grupo de alunos das unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santana encontraram um jeito diferente de apresentar o programa 5S: por meio de uma peça teatral. De forma lúdica, os jovens mostraram aos funcionários da casa o significado de cada ‘s’ do modelo de qualidade que visa à melhoria do ambiente de trabalho no sentido físico, lógico e mental.

A filosofia 5S é de base educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente. O modelo surgiu no Japão pós-guerra e foi implantando pelo SESI e pelo SENAI Amapá em outubro passado.

“Nossa intenção é fazer com que não só os colaboradores do SESI e SENAI abracem o programa, mas também os nossos alunos. Já percebemos as mudanças em sala de aula, por exemplo. Os laboratórios estão mais organizados e mais limpos após as aulas práticas, sinal de que a comunidade está engajada nessa mudança para melhor”, ressaltou Luciane Zahlouth, coordenadora do Programa 5S.

Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seisou (senso de zelo ou de limpeza), Seiketsu (senso de saúde e higiene) e Shitsuke (senso de autodisciplina).

“Estamos sempre buscando melhorias e o 5S é importante para atingirmos nossos objetivos. Ele é um conceito atemporal que prega a mudança de cultura para aperfeiçoar ao máximo os recursos disponíveis e transformar o dia a dia do trabalhador”, explicou o superintendente corporativo do SESI/SENAI Amapá, Antonio Carlos Quintiliano.

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