Nesta terça-feira, 11 de abril, técnicos do SESI Amapá, junto com representantes de entidades públicas ligadas à temática da Saúde e Segurança, visitaram o canteiro de obras do Parque Meio do Mundo e realizaram uma blitz educativa. O objetivo foi orientar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como conscientizá-los a respeito da importância de ter um ambiente laboral seguro e saudável.

A ação faz parte da campanha Abril Verde, também coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-AP), com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT/CES). 

Durante a visita foram entregues folhetos e os profissionais deram orientações a respeito dos riscos de acidentes e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Na ocasião, a técnica de segurança do trabalho do SESI Amapá, Simone Loureiro, ressaltou a necessidade de promover a cultura da segurança preventiva no ambiente laboral.

“A vida é o bem mais valioso que existe. É necessário que os empregadores e os trabalhadores estejam atentos aos seus deveres para que sejam adotados os procedimentos corretos de segurança e que acidentes sejam evitados”, completou.

Para o auditor do MPT, Ediraldo Homobono, o mês de abril é o momento ideal para evidenciar as boas práticas de segurança. “As ações preventivas e o diálogo social têm o intuito de reduzir o número de acidentes trabalhistas e alertar as pessoas a respeito da importância de ter um ambiente de trabalho adequado”, disse.

blitz sst abril verde 1

Estatística alarmante

Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente são registradas 2,34 milhões de mortes no mundo, sendo 321 mil causadas por acidentes de trabalho e mais de 2 milhões provocadas por doenças relacionadas ao trabalho.

Por isso, segundo o chefe da Unidade de Vigilância de Ambiente e Processos de Trabalho da SVS, Hildaécio Dias, os trabalhadores da construção civil foram os escolhidos como primeiro público da ação educativa. “Eles são expostos a vários riscos em todos os momentos. Nosso intuito foi falar sobre segurança, a fim de que eles saibam que estão sendo assistidos. Atitudes seguras e equipamentos apropriados devem ser rotina no trabalho”, frisou.

A técnica de edificações da empresa responsável pela obra, Daniela Monteiro, ficou tranquila ao receber a visita dos profissionais. “É sempre bom sermos lembrados da importância de cuidar de nossa saúde e segurança”, concluiu.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa