Macapá - O Serviço Social da Indústria (SESI) participou de programação realizada em alusão ao Dia do Índio, 19 de abril, promovendo serviços de saúde e lazer, para cerca de 175 indígenas abrigados na Casa de Apoio a Saúde Indígena do Amapá (Casai). A ação contou com a parceria do Centro Profissionalizante Nilreth, que cortou cabelos de crianças, jovens e adultos.
Foram realizadas consultas médicas, exames de audiometria, palestras educativas de saúde bucal, aplicação de flúor, distribuição de preservativos, orientação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, massoterapia, orientação nutricional, verificação de IMC (Índice de Massa Corpórea), aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.
Maoari Waiãpi mora no Oiapoque. Ele conta que está fazendo tratamento para expelir pedra na vesícula. “Estava com muitas dores e decidi vir para Macapá me tratar. Aproveitei essa ação e fiz aplicação de flúor”, comentou.
Assui Apalair, 42 anos, e a esposa Felicidade Apalair, 46 anos, demonstraram contentamento com a oportunidade de cortar os cabelos. “Agradecemos o tratamento recebido e aos parceiros que vieram somar conosco”, disse Assui.
A superintendente do SESI, Alyne Vieira, esteve presente na ação e acompanhou o início dos atendimentos. “Nosso intuito é proporcionar melhoria na qualidade de vida e atender algumas das necessidades dessas famílias. Dessa forma, prestamos um serviço valoroso e de qualidade para quem realmente precisa”, finalizou a superintendente.
População Indígena no Amapá
O Amapá possui atualmente 11.700 índios em 127 aldeias em vários municípios, das seguintes etnias: Gabili, Galibi- Marwarno, Karipuna, Palikur, Wajãpi, Wayana, Apalair e Tiriyó.
ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.