Macapá – Firmar parcerias para desenvolver projetos multidisciplinares que transformem o capital natural da Amazônia em negócios sustentáveis. Foi com esse intuito que o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá participaram nesta segunda-feira, 9, do I Seminário Técnico de Bioeconomia. O evento foi realizado pela Prefeitura de Macapá.
Representantes de diversos setores da sociedade trataram sobre a importância de abrir novos mercados para o setor produtivo, desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que gerem conhecimento e tecnologias para a área da economia e boas práticas, e sobre a criação do projeto da Plataforma de Biocombustível de Macapá, entre outros assuntos.
“Podemos fazer a diferença melhorando a cadeia de produção do açaí e de outras riquezas naturais do Amapá. Temos condições extremamente favoráveis em termos de biodiversidade, e por meio da tecnologia e da inovação podemos avançar de forma mais efetiva. O uso dos resíduos deve ser aproveitado para utilizarmos de forma sustentável o que hoje é apenas lixo, e representa um problema. Assim, minimizamos o desperdício e geramos emprego e renda. Nosso compromisso é qualificar cidadãos para as novas profissões que surgirão ao longo dessa caminhada”, ressaltou o diretor de Operações do SENAI e superintendente do SESI AP, Moisés de Aguiar.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís Vieira, falou sobre a vocação econômica e as potencialidades que o estado possui no segmento. “Queremos integrar oportunidades, cenários, tecnologia, e conhecimento, atraindo elos criativos de empresas públicas e privadas, a fim de obter resultados imediatos e inovadores. Precisamos fortalecer a bioeconomia, criar um ambiente favorável para empreendedores e implantar políticas públicas integradas. Temos de tudo para ser líder no cenário”, destacou o prefeito.
Participaram do evento, a vice-reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap); o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Waldeir Ribeiro; o secretário estadual do Meio Ambiente, Robério Nobre; o secretário municipal de Planejamento, Paulo Mendes, e o jornalista e consultor Sérgio Xavier.
Termo de Cooperação Técnica
Durante o Seminário, o gestor do SESI e do SENAI, Moisés de Aguiar e o prefeito de Macapá, Clécio Vieira, assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a implantação de um laboratório circular de inovação – Circulab. O objetivo é investir em pesquisa em biocombustíveis a partir dos insumos locais para solucionar desafios.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasesi /amapasenai
fb.com/ sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/ sesiamapa /senaiamapa