Macapá – No período de 11 a 13 de setembro, membros da equipe estratégica do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI) visitam o Amapá para conhecer as instalações do Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá. A ideia é conhecer de perto os projetos e avanços nas áreas da Educação, Saúde e Segurança na Indústria e Tecnologia e Inovação, além de fortalecer as parcerias e melhorar os serviços ofertados.
A comitiva, composta pelo superintendente que assessora a presidência do CN-SESI, general Pedro Antônio Fioravante, e o assessor especial da entidade, coronel Marcelo Lassance, participou de uma apresentação de projetos na manhã desta quarta-feira, 11, no primeiro compromisso da extensa agenda de três dias no extremo norte do país.
O diretor de Operações do SENAI e superintendente do SESI AP, Moisés de Aguiar, conduziu a reunião ao lado do diretor Regional do SESI e do SENAI no estado, Sergio Moreira. Acompanhados pelos coordenadores e técnicos da instituição, destacaram os principais avanços conquistados pelas entidades no que diz respeito à Educação, Saúde e Segurança na Indústria e Tecnologia e Inovação na região, conquistados nos últimos anos.
Durante o encontro, Aguiar explicou aos representantes do CN que o SESI e o SENAI impactam de maneira direta e positiva na economia do estado na geração de emprego e renda, apoiando e investindo em uma educação profissionalizante de alta qualidade, bem como no apoio ao desenvolvimento e fomento do setor industrial.
Na oportunidade, Moreira, também ressaltou que os resultados positivos são frutos de um trabalho alinhado em equipe, que está em sintonia com o CN, em que se busca fazer o melhor a cada projeto. “Nossa força de trabalho conta com colaboradores que se destacam e que vivenciam a emoção de fazer a diferença. Nossa legitimidade é comprovada com os nossos resultados”, afirmou o gestor.
O general Pedro Antônio Fioravante destacou que o SESI e o SENAI possuem um importante papel social, especialmente nas regiões de maior vulnerabilidade. Citou, ainda, que “as crianças que estão em risco social serão os jovens que encontrarão na educação profissionalizante a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho e ter uma vida mais digna”, concluiu.
Avanços
Nos últimos três anos, o SESI realizou mais de 13 mil atendimentos ofertados à comunidade. A Escola SESI destaca-se pela educação de qualidade primando pelo desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social dos estudantes e também da comunidade. Atualmente, a instituição oferta: Educação Básica; Educação de Jovens e Adultos (EJA); cursos e treinamentos.
O SESI AP também realiza eventos educativos de promoção social voltados à qualidade de vida. Possui unidades móveis de: Alimentação Saudável; Audiometria; Inclusão Digital; Informática; Odontologia; Sala de Aula; Saúde Ocupacional e Teatro Móvel.
Entre os principais projetos do SESI, estão: Círculo em Movimento nas Escolas; Cuca Leve (Meditação); Espaço Maker; Go Lab; Horta Escolar; Programa Conecta; Qualidade de Vida Também se Aprende na Escola; Robótica e Vem Enem.
O SENAI AP, por sua vez, realizou mais de 23 mil atendimentos na educação profissional, com cursos de Aprendizagem Industrial, Iniciação Profissional e Qualificação Profissional, nos últimos três anos. O SENAI também conta com unidades móveis que ofertam capacitação profissional em Construção Civil, Informática, Panificação e Confeitaria, além de Segurança no Trabalho, valorizando a atuação do setor industrial no mercado de trabalho e economia do estado.
Os membros do CN estiveram reunidos, ainda, no Ministério Público Federal no Amapá com a procuradora da República, Thereza Luiza Fontinelli Costa Maia; e na Controladoria-Geral da União (CGU), com o superintendente da entidade, Thiago Machado Pereira Monteiro.
Ao final do dia, os representantes do CN-SESI visitaram as instalações do SENAI, em Macapá. Eles conheceram os laboratórios de Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização, Elétrica, Rede de Computadores, Modelagem, Costura Industrial e da área de Alimentos.
Agenda
Nesta quinta-feira, 12, a equipe visitará o Barco Samaúma 2, a Escola SESI, a Unidade SESI- A Banda, além da Escola SESI/SENAI de Santana. Na sexta-feira, 13, as visitas se encerrarão ao meio-dia.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasesi /amapasenai
fb.com/ sesiamapa /senaiamapa
twitter.com/ sesiamapa /senaiamapa