Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá promoveu para os alunos dos cursos técnicos e da Aprendizagem, palestra sobre saúde ocupacional com foco na prevenção de acidentes de trabalho e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Ministrada pelo fisioterapeuta Renato Borges, a ação teve como objetivo conscientizar os adolescentes sobre o alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como as consequências de uma sexualidade precoce.
“O espaço foi de reflexão e discussão. Contribuímos para a formação profissional e cidadã de nossos alunos, estimulando a autonomia e responsabilidade para com a saúde do seu corpo e de sua sexualidade. Acreditamos que a prevenção é a base, que além de melhorar a qualidade de vida no trabalho, reduz os afastamentos”, ressaltou a coordenadora do Centro de Formação Profissional de Macapá, Iracema Araújo.
De acordo com Renato Borges, a conscientização dos jovens é fundamental. “Para promover a saúde e diminuir a incidência das DSTs nos adolescentes, é necessário conhecer os diferentes contextos de vulnerabilidade e avaliar as várias chances que cada um tem de se proteger ou de se infectar por essas doenças. A maior parte dos casos acontece na adolescência, ocasião em que se dá início da vida sexual”, explicou Borges.
Na avaliação dos estudantes, a atividade foi uma oportunidade para sanar as dúvidas. Rafael Baia, 18 anos, aprovou a apresentação. “Tivemos acesso a muitas informações, foi muito importante. Participo com alegria de palestras como esta, que esclarecem e educam”, frisou.
a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.