Atividades incluiam bate-papo entre alunos e especialistas em saúde mental.

 

Encerrou-se nesta terça-feira (24) a programação que marcou o Setembro Amarelo na Escola SESI. A iniciativa promoveu uma série de ações voltadas à conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental de alunos, pais e corpo técnico da instituição.

“Falamos bastante sobre a valorização da vida e a saúde mental no ambiente escolar, com o intuito de trabalhar a prevenção e a promoção do bem-estar emocional. Isso foi realizado por meio de ações e atividades com alunos, pais e colaboradores”, afirmou a psicóloga escolar do SESI, Sara Ravenny.

Durante esse período, diversas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de sensibilizar e orientar a comunidade escolar sobre a importância de cuidar da saúde emocional, especialmente durante a fase escolar, considerada um período de intensas transformações. Entre as ações promovidas, destacaram-se palestras com psicólogos e psiquiatras, rodas de conversa e oficinas interativas, abordando temas como autocuidado, empatia, controle emocional e a construção de redes de apoio.

Para os alunos do ensino fundamental, as atividades foram adaptadas de forma lúdica, com dinâmicas que incentivaram a expressão de sentimentos e a valorização da vida. Já para os alunos do ensino médio, os debates foram mais aprofundados, focando na importância de lidar com as pressões cotidianas e buscar ajuda quando necessário.

A presença de pais e responsáveis também foi essencial para o sucesso da programação. Encontros específicos foram realizados para esse público, nos quais especialistas orientaram como identificar sinais de que os filhos podem estar passando por momentos de fragilidade emocional. Além disso, foi enfatizada a importância de um ambiente familiar acolhedor e de um diálogo aberto, para que os jovens se sintam seguros em expressar suas angústias.

setamarelo0924 2

Além dos alunos, a programação também incluiu rodas de conversa com os pais.

 

O psicólogo da Escola SESI, Caio Renan Carvalho, destacou a boa aceitação da programação por parte da comunidade escolar, com a participação ativa de alunos, professores e pais. “Eles estiveram conosco e compartilharam muitas informações, além de receberem bastante orientação de volta. Foram semanas produtivas, e esperamos que tudo o que foi discutido possa ser colocado em prática. Já começamos a ver os resultados das intervenções diretamente com os alunos, mas esperamos que as famílias também colaborem nesse processo”, ressaltou.

Elsa de Jesus, uma das mães que participou de uma roda de conversa com os psicólogos da Escola SESI, destacou a importância do diálogo aberto com o filho. “A partir de agora, vou me sentir mais à vontade para conversar com meu filho e espero que nossas trocas sejam mais sinceras, especialmente em temas mais delicados”, comentou.

Para a diretora da escola SESI, Ana Carolina Santos, a programação reforça o compromisso da instituição com o cuidado integral dos alunos, professores e corpo técnico da instituição.

"A escola é mais do que um espaço de aprendizado, é um lugar onde nossos estudantes passam grande parte de suas vidas e, por isso, temos a responsabilidade de oferecer um ambiente saudável, que valorize o bem-estar emocional. Nossa missão é formar cidadãos completos, e isso inclui apoiar nossos alunos no desenvolvimento de uma boa saúde mental, promovendo ações que façam com que se sintam acolhidos, ouvidos e preparados para enfrentar os desafios da vida", afirma.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Marketing do SESI SENAI AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai/amapasesi
fb.com/senaiamapa/sesiamapa
twitter.com/senaiamapa/sesiamapa