Além dos alunos, professores e colaboradores do SESI fizeram parte do projeto.

 

Após 50 anos, o SESI Amapá relançou o hino da Escola Visconde de Mauá, uma composição histórica que ganhou uma nova roupagem com elementos da cultura regional. A letra, escrita pelas professoras Risalva Freitas do Amaral e Edna Soares da Cunha, foi revitalizada com sons regionais, ressaltando a valorização da cultura amapaense. A apresentação do novo hino aconteceu na sexta-feira (16), durante a celebração do primeiro ano da Escola de Referência.


O hino narra a trajetória do patrono da escola, Visconde de Mauá, uma figura essencial na organização e equilíbrio das questões econômicas relacionadas ao comércio e à indústria da região que hoje compreende o estado do Amapá. O resgate e a modernização da música foram coordenados pelo músico e professor de robótica Echnaton da Silva, como parte do projeto Sons do SESI, uma iniciativa que promove o desenvolvimento de habilidades musicais entre alunos e colaboradores. “Me deram esse desafio e na ocasião disseram que só tinha a letra, então eu peguei o violão e comecei a trabalhar em um arranjo para ele,” diz Echnaton.

O professor Echnaton diz que novo hino da escola contou com a colaboração do músico Paulo Bastos, que cedeu seu estúdio para que os membros do coral do Sons do SESI fizessem a gravação da música. “Juntos, começamos os ensaios do coral com alunos e colaboradores do SESI Amapá e, após dois meses, iniciamos o processo de gravação,” destaca Echnaton.

Uma das principais características dessa nova versão do hino da Escola Visconde de Mauá é a valorização da cultura amapaense, evidente desde os primeiros acordes, quando o som dos tambores remete ao marabaixo, um ritmo tradicional da região. “Tivemos a ideia de incluir o marabaixo para que o hino se desviasse da característica marcial comum a esse tipo de composição. Com isso, criamos uma identidade cultural única para ele,” completa Echnaton.

Para Echnaton, o relançamento do hino da Escola Visconde de Mauá reflete o compromisso do SESI Amapá com a preservação e valorização da cultura local, ao mesmo tempo em que renova tradições e as conecta com as novas gerações. “Este gesto não só celebra a história do patrono da escola, mas também fortalece a identidade cultural dos alunos e da comunidade escolar, reafirmando o papel da instituição como um agente transformador da educação e cultura no estado do Amapá”, conclui.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Marketing do SESI SENAI AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai/amapasesi
fb.com/senaiamapa/sesiamapa
twitter.com/senaiamapa/sesiamapa