A equipe de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), do SESI Amapá, esteve em uma empresa de telefonia e internet com sede em Macapá desenvolvendo atividades relacionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, com foco na Campanha Mensal que em julho direciona as ações para proteção respiratória, a fim de evitar o adoecimento dos trabalhadores em função da inalação de poeiras, fumos metálicos e produtos químicos. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (25).

A ação foi direcionada a uma equipe com mais de 200 funcionários, que, entre outras coisas, aprenderam como se prevenir de problemas respiratórios no local de trabalho. Além disso, a equipe de SSI recomendou uma análise do ambiente e dos produtos usados no processo de trabalho, a fim de sugerir medidas preventivas e adequadas, com base em requisitos legais, garantindo assim a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Para o engenheiro de Segurança no Trabalho do SESI Amapá, Vicente Leitão, a atividade é importante porque trabalha medidas preventivas, o que garante a realização das atividades profissionais sem oferecer riscos aos trabalhadores. “Mensalmente, fazemos instruções aos colaboradores e, ao longo desse processo, percebemos uma mudança de comportamento, o que é positivo, pois demonstra que o trabalho desenvolvido traz bons resultados. Garantindo, redução de despesas ao empregador, motivadas por ações trabalhistas e até mesmo afastamentos do trabalho”, afirma.

O líder Operacional de Produção da empresa de telefonia e internet, Evandro Amorim, avalia de forma positiva a ação desenvolvida pelo SESI Amapá e diz que as instruções repassadas à equipe de trabalho da empresa têm contribuído para uma redução significativa de afastamentos em função de acidentes de trabalho. “Estamos aproveitando as instruções da equipe do SESI e, como esse trabalho é contínuo, já percebemos um índice muito baixo de acidentes, tanto físicos quanto danos materiais. Dessa maneira, garantimos um ambiente seguro para os nossos colaboradores”, destaca.

A ação de SSI também contou com um momento de ginástica laboral, conduzido pela professora de Educação Física do SESI, Letícia Ribeiro. Ela conta que esta prática está diretamente relacionada à prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), e que a melhor forma de evitar problemas como esses é a prática de exercícios físicos ou alongamentos antes, durante ou após o trabalho.

“Quando o alongamento é feito, o colaborador inicia a jornada de trabalho mais leve e, ao longo do tempo, isso vai fortalecendo os grupos musculares, fazendo com que a atividade que ele desenvolve seja feita de forma eficaz e com um melhor rendimento”, afirma.

A profissional recomenda que os alongamentos sejam feitos três vezes por semana, sempre sob a supervisão de um profissional habilitado. Além disso, ela destaca a importância de manter a hidratação em dia, a alimentação e o sono regular para que a jornada de trabalho seja realizada sem intercorrências relacionadas à saúde.

Serviço

As empresas interessadas em conhecer as soluções que o SESI Saúde oferece, podem fazer contato pelo WhatsApp (96) 98409-8525 para conferir as informações e solicitar orçamento.