Macapá – Iniciou na tarde de ontem, 20, o curso de produção de sacolas ecológicas. A aula inaugural foi realizada no auditório da Casa da Indústria e reuniu 40 mulheres beneficiárias do Economia Solidária. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá é parceiro da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) na execução do projeto.
As sacolas serão confeccionadas com lonas e banners que seriam descartados. Ao fim do curso, que tem carga horária de 60 horas, as costureiras estarão aptas a produzir sacolas com qualidade. A ideia é que o produto seja comercializado nas feiras do produtor de Macapá e Santana.
“O SENAI está muito satisfeito em integrar essa parceria, contribuindo para a capacitação profissional dessas mulheres, ao mesmo tempo em que incentiva a geração de renda, pois sabemos que o trabalho qualificado é mais valorizado e reconhecido no mercado de trabalho. Esta é uma ação institucional importante, pois envolve temas relevantes, como ecologia, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais”, afirmou o diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso.
A secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo, agradeceu ao SENAI pelo trabalho de qualificação profissional que realiza no estado e apresentou o projeto. “A confecção das sacolas ecológicas visa estruturar e fortalecer os empreendimentos econômicos solidários, para que as mulheres atendidas pelo Ecoart possam produzir e vender os produtos, complementando sua renda”, destacou a secretária.
A aluna Maria Cardoso parecia entusiasmada com o início das aulas. “Como empreendedora, não posso parar de me qualificar. A criatividade e a inovação, aliada às técnicas aprendidas, são fundamentais para comercializar o produto” frisou.
Estiveram presentes à solenidade, o diretor-presidente da Agência de Fomento do Amapá (AFAP), Francisco de Assis; o secretário executivo dos cursos de Formação Inicial e Continuada do SENAI, Joany Fonseca; a instrutora de Moda e Confecção, Patrícia Farias; a representante do Fórum Amapaense de Economia Solidária (FAES), Edna Maria; a coordenadora de Empreendedorismo da Sete, Sheila Riane; e a representante da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá, Maria Trindade.
O Projeto Ecoart tem ainda como parceiros, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), AFAP, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio AP), e o FAES.
a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.