Macapá – Gestores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (SENAI), além de autoridades e familiares, participaram da solenidade de formatura que certificou 680 alunos das unidades do SENAI de Macapá e de Santana. Os cursos, destinados aos jovens de 14 a 24 anos, visam o desenvolvimento de competências que os qualificam a atuar no mercado de trabalho.

Os formandos receberam certificados dos cursos de Assistente Administrativo, Mecânico de Manutenção Industrial, Eletricista de Instalação Predial e Manutenção Industrial, Costureiro Industrial, Construtor de Edificações, Operador e Mantenedor de Computadores, Mecânico de Manutenção Automotiva, Panificação e Confeitaria, Mecânico de Motores a Diesel e Caldeireiro Industrial.

O Diretor Regional do SESI e do SENAI do Amapá, Sergio Moreira, ressaltou o esforço diário que é feito pela equipe da instituição para garantir a melhor formação profissional aos cidadãos do estado. “Uma das metas de nossa gestão é proporcionar qualificação de excelência para homens e mulheres amapaenses e, dessa forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e para o aumento da produtividade da indústria, pois não existe estado desenvolvido sem uma indústria forte”, frisou o diretor.

Adriano Cardoso, Diretor de Operações do SENAI, falou sobre a importância de haver interação entre os profissionais da instituição que atuam com educação e os alunos. “Trabalhamos com afinco para criar um ambiente atrativo para nossos estudantes, instrutores e os demais profissionais que atuam em nossas unidades, a fim de que todos se sintam estimulados a participar ativamente da construção do conhecimento. Nosso objetivo é melhorar continuamente a qualidade do ensino ofertado”, pontuou.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amapá (SINDUSCON), Glauco Cei, lembrou que o certificado do SENAI, além de capacitar o profissional a atuar em sua área, oportuniza a montagem de negócios próprios, bem como a prestação de consultorias. “A partir de hoje, vocês tem uma importante chave que abrirá inúmeras portas. O reconhecimento profissional garante acesso a várias oportunidades de trabalho. Para nós, empresários, a certificação de vocês nos dá certeza de que podemos contar com pessoas preparadas para desempenhar suas atividades com eficiência e eficácia no mundo produtivo”, disso.

Lucas Viterbino Neto, 19 anos, formou-se no curso de Assistente Administrativo, e recordou que esta não foi sua primeira opção ao procurar o SENAI. “Vim à instituição em busca de um curso de eletricidade, mas não havia mais vagas. Aceitei o desafio de tentar me capacitar em outra área e hoje agradeço por ter feito uma escolha acertada. Minha expectativa é aliar o estudo ao trabalho e buscar meus objetivos, pois com esforço somos capazes de vencer”.

Durante a solenidade, alguns alunos prestaram homenagem a Deus, aos pais, aos instrutores e funcionários do SENAI, e às empresas cotistas, em nome de todas as turmas.

Participaram da cerimônia de formatura o Superintendente Corporativo do SESI e do SENAI do Amapá, Antonio Carlos Sampaio Quintiliano; o Gerente de Operações do SENAI, Christian Kampmann; a Coordenadora do Centro de Formação Profissional Macapá, Iracema Araújo; a Coordenadora interina do Centro de Formação Profissional Santana e Secretária Executiva da Modalidade Aprendizagem Industrial, Rayza Aires; o representante do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado do Amapá, Marcos Marinho, e o presidente do Sindicato das Indústrias Alimentar de Congelados, Super Congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do estado do Amapá (SINDCONGEL), José Carlos Bastos.

a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: iEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.