Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá certificou duas empresas do estado por terem obtido aumento de produtividade após consultorias do Programa Brasil mais Produtivo (B+P). Na ocasião, a equipe de Supervisão de Tecnologia e Inovação (STI) entregou aos proprietários da Sorveteria Qsabor e da Panificadora Pão de Casa certificado para marcar a conclusão da atividade.
Por meio de técnicas de manufatura enxuta, foram realizadas modificações rápidas e de baixo investimento nas empresas atendidas. O B+P trabalha com base na redução de oito tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, processamento, inventário, movimento, defeitos e intelectual.
A Q Sabor, empresa que atua no setor de alimentos, no Centro de Macapá, alcançou ganho de 25% de produtividade a partir da consultoria do Brasil Mais Produtivo. “A equipe Qsabor busca permanentemente melhorar a qualidade dos serviços que oferta ao cliente. Neste sentido, nós procuramos o SENAI e fomos apresentados ao Programa. Essa iniciativa foi de grande valia para a empresa, porque direcionou a organização que já tínhamos, de forma simples e objetiva. Cortamos custos e passamos a ficar mais atentos ao desperdício”, declarou a empresária Marklaine Ferreira.
A Panificadora Pão de Casa, localizada no bairro Novo Horizonte, está no mercado há oito anos. A empresa atende, em média, 950 clientes por dia, e tem vinte funcionários. Com as consultorias, ela aumentou a produtividade em 22,26%. “O Programa Brasil Mais Produtivo, realizado aqui na Pão de Casa, trouxe benefícios importantes, principalmente na organização da confeitaria e na redução de desperdícios”, reforçou o proprietário Antônio Carneiro.
Além das duas empresas concluintes nesta etapa, cinco já foram atendidas pelos consultores do SENAI desde que o serviço começou a ser realizado no Amapá, e existem 13 consultorias em andamento. “É uma satisfação muito grande podermos certificar as empresas, pois isso é fruto de uma iniciativa que trabalha para dar às empresas o que elas precisam neste momento de crise: produtividade e baixo investimento”, concluiu o supervisor de Tecnologia e Inovação do SENAI AP, José Reinaldo Nascimento.
O Programa Brasil mais Produtivo, além do SENAI e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
[ngg_images source="galleries" container_ids="423" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="120" thumbnail_height="90" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá