Macapá – O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá participaram de reunião com representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE-AP), instituições do Sistema S, órgãos e instituições públicas e privadas de educação profissional, para tratar dos preparativos para o I Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá. O evento será realizado no período de 10 a 12 de agosto, no Teatro das Bacabeiras.

O objetivo do encontro de trabalho, que contou com a participação da Especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SENAI, Deusa Carvalho, foi validar propostas, esclarecer dúvidas, e definir ajustes do Seminário, que será gratuito e terá vagas limitadas. Foi acertada também, a divulgação da programação para 14 de julho, em uma entrevista coletiva a ser realizada no auditório da Casa da Indústria.

Voltado a profissionais, especialistas, gestores do setor, estudantes e demais interessados na temática, o Seminário visa propiciar conhecimentos e reflexões no âmbito da educação profissional na perspectiva da política pública, do contexto econômico regional, da interface com o mundo do trabalho, ciência, inovação e referências metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem.

Como palestrantes estão confirmados: o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernando Vargas; o Conselheiro Nacional de Educação, Francisco Aparecido Cordão; a Presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará, Suely Melo de Castro Menezes; o professor e ex-secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Machado Feres, dentre outras autoridades da área.

O Diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, ressaltou o fato de o evento integrar diversas instituições que desenvolvem educação profissional no Amapá. “A modalidade de ensino abre as portas do mercado de trabalho para os jovens, o que é uma clara demonstração de que o assunto tem um verdadeiro sentido de mobilidade social. Nosso desafio é montar uma rede de informações sobre oportunidades de cursos e oferta de empregos, e assim auxiliar a população na hora de fazer suas escolhas profissionais”, ressaltou Adriano Cardoso.

A ação tem parceria do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amapá (Sescoop/AP), Governo do Estado do Amapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e apoio da Faculdade Apoena, Instituto Inova, e Instituto Integrare.

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