Macapá – Em continuidade às ações que visam garantir um alto desempenho da indústria madeireira e moveleira do Amapá, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizam visita técnica ao Centro Tecnológico Settore Legno-Arredo (Cosmob), localizado em Pesaro, na Itália.
A equipe, composta pela coordenadora do Centro de Formação Profissional (CFP) da Unidade de Santana, Geovana Cabral, e pelos instrutores José Reinaldo Nascimento, Fábio Cordeiro, Jefferson Pereira e Jean Souza, está tendo acesso aos projetos desenvolvidos no Cosmob, visitando empresas de mobiliário, laboratórios tecnológicos e participando de cursos nas áreas de design e qualidade.
Segundo a coordenadora do CFP de Santana, Geovana Cabral, a visita técnica é uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Pretendemos consolidar uma rede de ecodesign baseada na sustentabilidade ambiental para o atendimento da indústria amapaense de mobiliário em madeira”, ressaltou a coordenadora.
A ida da equipe do SENAI à Itália integra o convênio assinado em março deste ano entre as instituições, com a finalidade de ampliar as competências e habilidades técnicas para programar atividades que contribuam para o aumento da competitividade das madeireiras do Amapá. O projeto prevê ainda, a aplicação de um diagnóstico nas empresas, bem como a definição de um planejamento estratégico, transferência de know-how e a realização de oficinas e palestras para o setor de madeira e móveis.
Em maio, foi realizado o Seminário Internacional de Madeira e Mobiliário do Amapá, com o tema: “A tecnologia e a inovação aplicada no processamento da madeira e na produção de móveis”. A programação contou com as palestras “Cenário e perspectivas internacionais do setor de madeira e mobiliário”, e “Inovação e design para a competitividade do setor de madeira e mobiliário”, ministradas pelo Diretor Geral do Cosmob, Alessio Gnaccarini, e pela Arquiteta Especialista do Centro, Angela Bianchi, respectivamente.
O diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, destacou que os artefatos de madeira e os móveis fabricados na Amazônia despertam grande interesse no mercado, inclusive em âmbito internacional. “Nosso objetivo é contribuir para elevar a qualidade e o design da produção local, agregando valor e aumentando a aceitação dos produtos no comércio exterior por meio de inovações tecnológicas”, frisou o diretor.
Cosmob
O Cosmob é um centro especializado que, desde 1984, apoia empresas nacionais e internacionais, fornecendo soluções de tecnologia e prestação de serviços qualificados para a competitividade nas áreas de qualidade, inovação, formação, design e prototipagem, internacionalização e comunicação técnica. A instituição conta com uma equipe de especialistas composta por engenheiros, técnicos, químicos, especialistas do sistema de qualidade, designers de comunicação, pesquisadores, professores, consultores, designers e arquitetos.
a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.