Macapá – Cerca de 140 reeducandos lotados no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) do Amapá, dos pavilhões masculino e feminino, estão sendo capacitados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os cursos têm carga horária que varia de 160 a 300 horas, são eles: Carpinteiro de Obras, Marceneiro, Mecânico de Motocicletas, Costureiro de Máquinas Reta e Overloque, Reparador de Eletrodomésticos, Mecânico de Ar Condicionado Automotivo e Pintor de Obras Imobiliárias. Os participantes terão direito a certificado.
“A ideia é contribuir com a ressocialização dos internos que, ao cumprirem suas penas, terão mais chances de ingressarem no mercado de trabalho. Esse é um importante estímulo para afastá-los da criminalidade e também reduzir o tempo de reclusão”, afirmou o secretário executivo dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do SENAI, Jeovane Guimarães.
Willian Maciel, 24 anos, diz que não concluiu o ensino médio e que enxerga na capacitação, uma chance de ter uma profissão no futuro e sustentar sua família com dignidade. “Além de ajudar a ocupar nosso tempo e contribuir para a diminuição das penas, estamos adquirindo conhecimento, e isso nos dá esperança de ser bem aceitos pela sociedade quando sairmos daqui”, ressaltou.
Pronatec
O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de oferecer cursos de educação profissional e tecnológica. Desde 2013, após parceria entre os Ministérios da Educação e Justiça, o programa também alcança os presos e egressos.
a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.