Macapá – Aconteceu na tarde de hoje, 15/08, a aula inaugural do Projeto Mulheres na Construção Civil. A ação é resultado do convênio assinado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (SENAI/AP), o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

O projeto de qualificação profissional tem o objetivo de promover a formação intelectual, técnica e cultural de 100 trabalhadoras do município de Macapá e inseri-las no mercado da construção civil, nos perfis de Azulejista e Pintora de Obras. As aulas, que serão ministradas no SENAI/AP iniciam segunda-feira, 18/8 e as participantes receberão auxílio transporte, lanche diário e uniforme.

A aluna Sheila Patss, 36 anos, é pedagoga e contou que estava trabalhando como doméstica numa casa de família quando surgiu a oportunidade de se inscrever no curso. "Sempre tive vontade de trabalhar na área da construção civil, fato é que já havia pintado e emassado as paredes da minha casa. Só faltava a oportunidade, ela surgiu, eu a abracei e não vejo a hora de arregaçar as mangas e construir minha casa própria”, finalizou.

Henrique Bastos representou o GEA e a Sete. Ele parabenizou todos os parceiros envolvidos no projeto e desejou boa sorte às alunas em sua nova empreitada.

O diretor de Operações do SENAI/AP, Adriano Cardoso, falou sobre a atuação das mulheres em novos postos de trabalho, até então tradicionalmente ocupados por homens e ressaltou a importância de qualificar mão de obra especializada. “Nossa instituição contribui para dotar a indústria de profissionais qualificados e com alto desempenho, sempre se preocupando com os alunos e com a qualidade do ensino ofertado ”. Ele declarou ainda, que com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Departamento Nacional do SENAI, projetos estão em andamento para que as escolas de Macapá e Santana tenham o mesmo padrão de qualidade das de outros estados, e que além da modernização das instalações e dos avanços tecnológicos, os colaboradores serão constantemente qualificados.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Glauco Cei, proferiu a palestra “O Mercado de Trabalho na Indústria da Construção Civil para Mulheres no Amapá”. Na oportunidade, ele destacou o aquecimento do mercado e a competência que as mulheres têm para atuar na área.

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.