Macapá – Já imaginou como seria a versão 2020 do quadro Monalisa, do pintor italiano Leonardo da Vinci? Ou, ainda, experimentou fazer uma releitura do Autorretrato ou Le manteau Rouge, de Tarsila do Amaral? Os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá tiveram essa experiência. Em uma atividade da área do Conhecimento em Linguagens, códigos e suas tecnologias, ministrada pela professora Gracimara Miranda, eles foram desafiados a criar suas próprias obras a partir de exemplos renomados.
O exercício proposto teve como objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de observar o contexto social, político, econômico e filosófico em que estão inseridos, para, em seguida, utilizarem a linguagem artística para se expressarem, levando em consideração a vivência de cada um.
“As características presentes no mundo contemporâneo refletem na arte, seja na postura do estudante enquanto leitor, no conceito e/ou nas peculiaridades apresentadas quanto às diferentes linguagens. Para compreendê-la, requer estabelecer um vínculo com o contexto atual, buscando deixar a arte cada vez mais significativa e próxima da compreensão do indivíduo”, destacou a professora Gracimara Miranda.
A aluna Letícia Rodrigues recriou a performance representada na tela Dama com Arminho, de Leonardo da Vinci. Segundo a estudante, a tarefa a ajudou a entender um pouco mais sobre as manifestações da cultura. “Antes de escolher a obra para representar, tivemos aula, fizemos pesquisas e isso nos ajudou a ampliar nosso repertório e nos aproximar da compreensão da arte contemporânea”, comentou a jovem.
A docente da área reforça que a prática da releitura de obras não deve ser tratada como cópia. Trata-se apenas de uma maneira de instigar a criatividade dos alunos, com o intuito de torná-los cidadãos mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade em que vivem.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa