O SESI Amapá vem se destacando por sua atuação efetiva na promoção da inclusão educacional junto aos alunos com necessidades específicas. Com o intuito de fornecer um atendimento educacional especializado, o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da instituição, em Macapá, se dedica a intervir no contexto escolar, orientando docentes e coordenadores na adoção de práticas, técnicas e metodologias de inclusão.
Desde a intervenção em sala de aula para orientação aos alunos, até o apoio ao corpo docente com metodologias inclusivas, o NEI demonstra dedicação na busca por uma educação mais igualitária e acolhedora. A equipe oferece capacitações e formações aos profissionais da educação, com o intuito de ampliar o conhecimento e as habilidades necessárias para promover um ambiente educacional inclusivo.
É um trabalho que busca garantir a individualização da atenção ao aluno, com avaliação e atendimento psicopedagógico personalizado, de forma humanizada, considerando o perfil de aprendizado, independente da apresentação de laudo médico.
Esse apoio, realizado no contraturno, analisa os desafios de aprendizagem de forma individual para elaborar estratégias assertivas. O Núcleo oferece ainda suporte à equipe pedagógica, onde trabalham junto com psicopedagogos formas de aperfeiçoamento das práticas e metodologias, fomentando o desenvolvimento de ações voltadas ao seu público-alvo.
A iniciativa mantém uma interação constante com as famílias dos alunos, realizando entrevistas iniciais e acompanhando o processo de aprendizagem. O objetivo é estreitar a relação entre a escola e a família, firmando parceria para criar um ambiente de aprendizagem mais eficiente.
Entre as ações pedagógicas, a confecção e disponibilização de material didático e instrucional especializado, como planos de ensino individualizados e materiais adaptados, para auxiliar tanto docentes em sala de aula regular quanto professores do NEI durante o atendimento aos alunos.
A equipe realiza ainda visitas técnicas em sala de aula, onde são realizadas reflexões sobre as atividades, para aprimorar ações de inclusão no ensino regular dos alunos acompanhados pelo Núcleo. Esses momentos permitem identificar adaptações necessárias e promover uma interação produtiva entre alunos e professores.
Além do seu trabalho cotidiano, o NEI também se envolve em diferentes projetos e ações no ambiente escolar. Como exemplo, o núcleo promove atividades especiais durante o Dia Mundial da Conscientização do Autismo -TEA, incluindo blitz educativa e atividades diversificadas em sala de aula.
O Núcleo ainda desenvolve o Projeto Escola Viva, em parceria com o setor de psicologia, com o objetivo de proporcionar a autogestão emocional, melhorar as relações interpessoais e manter o ambiente harmonioso da escola. Além disso, oferece formações docentes abordando temáticas inclusivas, por meio de parcerias com profissionais convidados.
Exemplo prático de inovação no âmbito científico, um projeto desenvolvido pelo aluno Henrique Andion dos Santos, em colaboração com o professor Uisllei Rodrigues ganha destaque. Juntos, professor e aluno criaram o Training, um dispositivo eletrônico portátil de baixo custo para o treino cognitivo de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo do Training é estimular a memória e a concentração, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos de maneira eficaz.
O trabalho do Núcleo de Educação Inclusiva é focado na promoção da igualdade de oportunidades no ambiente escolar. Com suas ações, promove uma didática inclusiva e de qualidade para todos os alunos, sem distinção, respeitando suas individualidades e necessidades.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa