No sábado (5), aconteceu mais uma edição do projeto Diálogos com Pais. A ação é uma das estratégias desenvolvidas pela Escola SESI Visconde de Mauá, em Macapá, para criar pontes entre escola, família e comunidade, a fim de construir um ambiente cada vez mais inclusivo, compreensivo e acolhedor para os pais que possuem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da instituição.
A iniciativa foi executada pelo Núcleos de Educação Inclusiva (NEI) e esta edição teve como tema “O peso invisível do cuidado: o que ninguém fala”, abordado em formato de bate-papo interativo entre especialistas e pais para compartilhar experiências, vivências e conhecimentos sobre os desafios que as famílias neuroatípicas enfrentam no dia a dia.
As discussões foram mediadas pelo psicólogo escolar Caio Carvalho e receberam as contribuições da psicóloga escolar e educacional da Escola SESI, Sara Ravenny, pela neuropsicóloga Joelma Ribeiro e pela psiquiatra infantil Iane Celine, que criaram um espaço de troca e construção coletiva junto aos pais e demais participantes.
Para Sara Ravenny, essa é uma forma de estreitar a relação entre a escola e a família. “Por vezes essa jornada é solitária e desafiadora, mas é importante que todos entendam que, se os pais não se cuidarem, será difícil cuidar do outro. Dessa forma, criamos esse momento de acolhimento e encorajamento para essas famílias”, destacou a profissional.
Claudevânia Carvalho é uma das mães atípicas que participaram do encontro. Ela conta que, desde que iniciou a jornada escolar, o filho enfrentou dificuldades de adaptação. Mas, desde que ele passou a frequentar a Escola SESI, essa realidade mudou. “Pela primeira vez ouvimos ele dizer que a escola era mágica. Então, essa relação entre família e escola nos dá tranquilidade”, disse.
Para a mãe, esse momento é importante para que os pais possam ver de perto que não estão sozinhos e que existe uma rede de apoio dentro da escola para acolher e auxiliar a todos. “Esse encontro proporcionado é um momento de alívio. A partir do relato dos profissionais e demais participantes, temos mais conhecimento sobre os cuidados e os desafios diários. E para nós, pais atípicos, essa está sendo uma experiência importante”, completou.
A ação contou a com a parceria do Núcleo de Apoio Socioemocional (NAS), da Escola SESI, e além da troca de experiências, o encontro também foi um momento de relaxamento e cuidado com o corpo, realizado por meio de ginástica laboral, medição da pressão arterial e uma sessão de massagem, esta última ofertada com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa