Para marcar o Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, o SENAI e SESI Amapá promoveram a 4ª edição do Momento Compliance, uma iniciativa que busca conscientizar os colaboradores sobre a importância de uma cultura ética, de integridade e transparente nas organizações.
A ação aconteceu na terça-feira (10), no auditório da Sede Administrativa do SENAI e SESI Amapá, e reuniu, além dos colaboradores do Sistema Indústria, representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae AP) e da Controladoria Geral da União (CGU).
Na abertura do evento, a diretora de Operações do SENAI e superintendente do SESI, Alyne Vieira, destacou a importância do papel das entidades do Sistema S para a sociedade e o fiel cumprimento das normas que regem essas instituições. “Esse é o momento de entender o que se recomenda a legislação e, então, aprimorar as medidas de controle e gestão de riscos para que tenhamos uma gestão efetiva em compliance e integridade”, pontuou.
Na ocasião, o diretor Jurídico Corporativo do SENAI e SESI Amapá, Jean Alves, destacou a longa parceria da CGU com o Sistema Indústria, e que o combate a corrupção não acontece de maneira isolada. “O Sistema S tem algumas regras específicas que devem ser observadas e estamos aqui para discutir isso e para engajar a todos no combate à corrupção”, enfatizou.
Durante a programação, os participantes assistiram a três palestras conduzidas por representantes da CGU, com tema geral “A CGU como promotora de boas práticas de compliance no Brasil”, e trataram de temas como prevenção, detecção e apuração. A primeira apresentação abordou a integridade e estratégias para combater a corrupção e foi conduzida por Adelton Vilhena. Em seguida, o auditor Jorge Ricardo Muniz Filho relatou sobre auditoria, apurações e operações especiais. A atividade encerrou com o auditor Bruno Nascimento, que falou sobre as sanções a partir da Lei nº 12.846/2013, que aborda questões sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública nacional ou estrangeira.
Para a coordenadora de Controle e Compliance do SENAI e SESI Amapá, Alzira Andrade, o evento fortaleceu as iniciativas já realizadas pela instituição e reforçou a importância da atuação de cada colaborador no cumprimento de uma conduta ética. "Esse momento foi uma oportunidade para reafirmar que a integridade e o cumprimento das normativas não são apenas diretrizes institucionais, mas um dever diário de cada um de nós. Somente com a dedicação de todos podemos manter nossos valores e práticas alinhados à ética e transparência", destacou.
Selo da Integridade
Durante o evento, foi lançado o Selo da Integridade, uma ação do Programa de Compliance do SENAI e SESI que busca reconhecer os colaboradores que se destacam na adesão às normas internas e externas, promovendo a ética, a transparência e a integridade.
O reconhecimento será realizado por meio de uma premiação que considerará a aplicação das políticas de compliance, a disseminação da cultura ética e a postura exemplar. A edição de 2024 ocorrerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, com o anúncio dos vencedores previsto para o dia 13 de dezembro, durante o Encontro Anual de colaboradores do SENAI e SESI Amapá.
“A partir desta iniciativa, pretende-se tornar o aprendizado mais envolvente e estimulante, facilitando a compreensão do compliance por meio de experiências interativas e consolidando a ética e a integridade como valores centrais no dia a dia de cada colaborador, refletindo positivamente nas ações realizadas”, explicou o analista de Controle e Compliance, Dieneg de Assis.
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