Mazagão – Mais 400 pessoas foram certificadas no município de Mazagão, em um dos 14 cursos ofertados pelo Barco-Escola Samaúma do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Após dois meses de aulas, realizadas no período de 8 de setembro a 13 de novembro, a cerimônia de formatura qualificou novos profissionais para o mercado de trabalho.
O superintendente corporativo do SESI e do SENAI do Amapá, Antonio Carlos Quintiliano, parabenizou os formandos e homenageou a equipe de docentes que abraçam a missão de ensinar e desenvolvem seu trabalho de maneira itinerante. “Com a ajuda de homens e mulheres que amam seu ofício e se doam em prol do ser humano, o SENAI segue cumprindo sua missão de fornecer condições técnico pedagógicas para que o indivíduo se profissionalize e desenvolva com excelência suas funções”, destacou o superintendente corporativo.
Adriano Cardoso, diretor de Operações do SENAI, disse que a instituição está ampliando suas ações no interior do estado para que a população tenha mais oportunidades de se preparar para conquistar as melhores colocações profissionais. “Implantamos uma unidade na região do Vale do Jari e temos desenvolvido ações descentralizadas em vários municípios, levando nossas unidades móveis e laboratórios didáticos a fim de beneficiar o maior número de pessoas. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do ensino e contribuir para o aumento da competitividade da indústria local”, frisou o diretor de Operações.
Inaeldo Morais da Silva, de 22 anos, trabalha como cobrador de ônibus. Ele conta que resolveu participar do curso de Mecânico de Motores a Diesel para consertar o veículo, pois já fez várias viagens em que tiveram que ficar parados na estrada à espera de socorro. “Quando surgiu a oportunidade de estudar no barco Samaúma imediatamente pensei que podia ser ainda mais útil no meu dia a dia se pudesse fazer pequenos reparos no ônibus, para que dezenas de pessoas pudessem chegar com segurança e maior rapidez ao seu destino. Nas primeiras semanas de aulas tive a chance de colocar em prática os ensinamentos e terminamos nossa viagem em paz”, contou orgulhoso.
A ação de qualificação profissional resulta da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), o SENAI do Amazonas e do Amapá, o Serviço Social da Indústria (SESI), o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Mazagão. Nesta edição, foram realizados os cursos de Confeiteiro Industrial, Mecânico de Motor de Popa, Mecânico de Motores a Diesel, Pedreiro, Eletricista Instalador Residencial, Reparador de Condicionador de Ar, Modista Costureiro do Vestuário, Instalador Hidráulico Residencial, Mecânico de Motocicleta, Informática Básica e Avançada, Padeiro, Pizzaiolo, e Educação Alimentar – Cozinha Brasil.
Participaram da cerimônia de Formatura, a coordenadora Municipal do Centro de Referência da Assistência Social, Adailde Aguiar Lima, representando o prefeito Giodilson Pinheiro Borges; a coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Raimunda Araújo de Souza Tavares, e a representante do Barco-Escola Samaúma, Klyssia Martins, além de parentes e amigos dos formandos.
a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.