gcom sesi projetos feceap

Com o desafio de aliar o conteúdo aprendido em sala de aula com a iniciação científica, estudantes da Escola SESI Amapá desenvolveram quatro propostas inovadoras. Os projetos serão apresentados na 10ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do estado (Feceap), que vai acontecer no período de 21 a 23 de setembro.

Orientados pelo professor de ciências humanas e geografia do SESI Amapá, Thallys Rosa, os participantes são alunos do Ensino Fundamental II – anos finais. O docente destaca que o processo de elaboração dos projetos fica ainda mais interessante porque mostra a capacidade que os estudantes têm de resolver problemas do cotidiano e propor soluções inovadoras.

“A rede SESI possui um programa de educação tecnológica que incentiva a educação científica dentro e fora da sala de aula. Então, ao desenvolver os projetos, os estudantes colocam em prática as habilidades e competências que estão no livro didático. Isso dá bagagem para eles no mundo do trabalho, no curso técnico, na universidade, e prepara para o futuro”, explicou Thallys.

Os projetos

Cada proposta foi pensada a partir de um desafio real. Assim, para trabalhar educação financeira, os estudantes elaboraram um labirinto no Minecraft, em que a missão principal era responder problemas matemáticos.

gcom sesi projetosfeceap educ fin

O estudante Eliandro Sousa, do 9º ano, fala com entusiasmo sobre a chance de apresentar o projeto Desafio Educação Financeira: o labirinto Minecraft, na feira. “Estou feliz de poder mostrar o que estamos produzindo de ciência, ainda mais desta forma, porque conseguimos aprender sobre educação financeira e aplicar esses conhecimentos fora da escola”, comemora.

gcom sesi projetosfeceap atlas

Em outro projeto, e para entender o processo migratório do estado, a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Ana Beatriz de Souza, elaborou o Atlas de Migração do estado do Amapá. A pesquisa busca coletar informações de pessoas que saíram ou que vieram para cá.

gcom sesi projetosfeceap blocos

Já na iniciativa denominada Amapá em blocos: conhecendo Macapá por meio do mundo Minecraft, os alunos utilizaram o jogo virtual para fazer a representação geográfica e visual dos monumentos históricos e turísticos do estado.

gcom sesi projetosfeceap estufa

E, em ESPAFAM, os adolescentes apresentam um modelo de estufa sustentável para o cultivo de hortaliças, com foco na agricultura familiar da Região Amazônica. A ideia utiliza garrafas do tipo PET para construção de uma cobertura que proteja a plantação na época de intensa chuva.

Outras conquistas

Além do passaporte garantido para a FECEAP, os alunos têm participado de outros eventos científicos. O feito mais recente foi no III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, encontro nacional realizado no período de 29 de agosto a 2 de setembro, e que apresentou os desafios da educação interdisciplinar.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa







Mais lidas