Com o intuito de estabelecer diretrizes para fomentar a economia gerada pelo açaí produzido na região do Arquipélago do Bailique e do Beira Amazonas, o SESI e SENAI Amapá realizaram o Workshop de Inovação nos dias 17 e 18 de maio. O encontro foi coordenado pelo Hub de Inovação das entidades em parceria com o Instituto Interelos, Sebrae Amapá e com a cooperativa Amazonbai.

O evento reuniu consultores da Rede SENAI de Inovação especialistas na temática da agroindústria, representantes do Governo do Estado, instituições de pesquisa e produtores que manejam o fruto.

A superintendente do SESI Amapá e diretora de operações do SENAI, Alyne Vieira, ressaltou a importância de debater o desenvolvimento sustentável no estado. “Nosso intuito é colaborar para o crescimento do Amapá. Abrimos um debate sobre o açaí na região do Bailique e do Beira Amazonas com a intenção de propor soluções para melhorar e fazer com que a produção seja mais sustentável”, declarou.

Para o produtor rural e presidente da cooperativa Amazonbai, Amiraldo Picanço, compartilhar experiência com o SENAI demonstra avanço no beneficiamento do açaí. “Trazer os consultores para conhecer a nossa realidade e juntos desenvolvermos soluções práticas e tecnológicas permite a troca de conhecimento e melhora nossos processos e até mesmo possibilita a exportação”, destacou.

“A economia do açaí é significativa para o fortalecimento do Amapá. Atualmente é considerado uma das frutas com maior destaque socioeconômico e se tornou o produto de maior potencial de distribuição de renda para a população local”, ressaltou o presidente do Instituto Interelos, Aerton Paiva.  

O secretário de estado do Desenvolvimento Rural, Kelson Vaz, declarou que o açaí não é só um alimento, mas também, uma commodity. “É um fruto da Amazônia que além de conquistar o Brasil é atualmente procurado no mundo inteiro, famoso por suas vitaminas, aminoácidos e antioxidantes. É também utilizado na indústria farmacêutica e cosmética”, completou.

 “O governo sozinho não pode resolver os desafios como o do aumento da produção do açaí e da logística, para que ele chegue muito mais longe. Precisamos nos unir, e o SESI e o SENAI têm sido grandes colaboradores para melhorar o padrão da qualidade, atender os requisitos da vigilância sanitária, e, tão importante quanto tudo isso, aumentar o ganho dos produtores”, completou o secretário.

workshopdeinovação 2

Visita à linha de produção do açaí

Durante o evento os consultores do Hub de Inovação e da Rede SENAI de Inovação puderam conhecer a fábrica da cooperativa Amazonbai, uma agroindústria que trata e beneficia o açaí da região do Arquipélago do Bailique e do Beira Amazonas.

Na visita em campo, os pesquisadores aprenderam sobre a atual linha de produção e quais os pontos que necessitam de ajustes para expandir a capacidade da fábrica. A nova unidade será construída para atender o comércio exterior, no Distrito Industrial, no município de Santana-AP. 

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98409-0639
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasenai/amapasesi
fb.com/senaiamapa/sesiamapa
twitter.com/senaiamapa/sesiamapa