Macapá – Coordenadores e professores da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) Amapá estão participando de curso voltado para o desenvolvimento de técnicas de ensino-aprendizagem de alfabetização. A capacitação sobre o Método das Boquinhas é ministrada pela fonoaudióloga educacional, Lidiane Tavares. O objetivo é aprimorar e atualizar os conhecimentos dos docentes em relação ao processo de fala e escrita dos alunos.
O treinamento é dividido em dois momentos diferentes. O primeiro aborda o desenvolvimento infantil, focando nos requisitos básicos para a aquisição de leitura e escrita da criança, por meio de aspectos de maturidade neurológica, competência socioemocional, consciência fonológica, além de questões motoras e cognitivas de habilidades. “Em seguida, nós abordamos a metodologia das boquinhas, que consiste em repassar para o professor estratégias fônicas, como fonema e som; visuais, como grafema e letras; e articulatórias”, completou Lidiane Tavares.
A coordenadora pedagógica da escola, Sheyla Figueiredo, ressalta que o método é rápido e eficaz, visto que o aluno consegue aprender a ler e a escrever de forma adequada. “A ideia de trazer a capacitação para a nossa equipe é contribuir com o conhecimento tanto dos profissionais que trabalham com educação quanto de quem está para aprender, ou seja, o estudante. Desta maneira, acontece uma troca mútua de aprendizado”, concluiu a coordenadora.
[ngg_images source="galleries" container_ids="561" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="120" thumbnail_height="90" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Siga-nos no Twitter: @SESIAmapa/@SENAIAmapa e no Facebook: SESI Amapá/ SENAI Amapá