Macapá – A Equipe Marco Zero Robotics, formada por estudantes e professores do Serviço Social da Indústria (SESI) vai representar a região Norte na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em março deste ano, em São Paulo. A vaga foi garantida após a conquista do segundo lugar na etapa regional da competição, realizada pela primeira vez na unidade do SESI Ananindeua, no estado do Pará, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

O grupo é formado pelos alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio do SESI, Eduardo Assunção Martins, Breno Barros Cabral, e Luís Sérgio Nascimento Lago; pelas estudantes Helena Costa Flexa (2º ano do Novo Ensino Médio); e Maria Eduarda Seone Maciel (9º ano do Ensino Fundamental II), acompanhados pelos professores Danilo Ramalho de Sousa e Edgar Isacksson Vieira, e pela diretora Valena Calandrini.

Com o tema City Shaper – Construindo cidades inteligentes e sustentáveis, o evento, aberto ao público, contou com a participação de 22 equipes e 155 competidores dos estados do Pará, Amapá e Maranhão, e reuniu um público de 2 mil pessoas. A programação também contou com oficinas para os interessados na área.

Os alunos do SESI AP construíram um protótipo de uma placa antiderrapante, derretendo garrafas pets em uma estufa. O segundo passo foi moldar a peça em madeira talhada. O projeto visa resolver o problema do porto de açaí, em Santana (AP). A ideia é que com as placas, a rampa fique mais segura e menos escorregadia.

Danilo Ramalho ressaltou que o time conseguiu se manter estável em todas as apresentações. “Os juízes analisaram se o grupo trabalhou integrado. Os participantes precisam explicar qual o problema detectado na cidade, como eles se propõem a resolver e como funcionará, além disso, é necessário esclarecer como foi montando o protótipo de LEGO e como será usado o software de programação para realizar a movimentação no tapete de competição. Finalmente, tem a mesa, momento em que os times precisam cumprir missões usando o robô. É gratificante ver que o esforço e a dedicação de todos foi reconhecido”, pontuou.

Eduardo Assunção Martins, 14 anos, disse que a competição superou suas expectativas. “Em meio a tantas equipes participantes foi uma grata surpresa a nossa colocação. Trabalhamos duro, mas tinha muita gente boa. Aproveitamos a ocasião para nos integrar e fazer amizades, a experiência foi excelente. Essa semana voltamos a treinar, é hora de fazer alguns ajustes para melhorar cada vez mais nossa apresentação. Estou ansioso pela próxima etapa, mas acredito que estamos preparados para o que vier”, declarou. 

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/ amapasesi
fb.com/ sesiamapa
twitter.com/ sesiamapa