Alunos da Escuderia Tachi, da Escola SESI Visconde de Mauá, desenvolveram um aplicativo para auxiliar moradores reduzirem a taxa de desemprego. A proposta a proposta foi desenvolvida no do bairro Congós, na zona sul de Macapá, e visa unir prestadores de serviço, como pedreiros, marceneiros, carpinteiros e diaristas, às pessoas que buscam soluções por meio desses profissionais.

A aluna do 3º ano do ensino médio, Camilly Santos Nascimento, é uma das integrantes da Escuderia Tachi, grupo responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Ela conta que, até chegar à ideia do produto, foi feita uma pesquisa junto à comunidade para levantar as problemáticas mais recorrentes na região. “O aplicativo surgiu após um levantamento de quais necessidades deveriam ser trabalhadas. Detectamos que o desemprego no bairro é muito grande e, com base nisso, decidimos aliar a tecnologia na solução de um problema enfrentado pelos moradores”, pontuou.

A diarista Ana Maria de Assis é uma das profissionais cadastradas na plataforma. Ela diz que, a partir do uso do aplicativo, a expectativa é aumentar o número de atendimentos que faz dentro e fora do bairro. “Estou ansiosa e vou aguardar o contato de algum morador procurando meus serviços. Com isso, espero conseguir aumentar a renda de casa, porque sou a chefe do lar”, destaca.

Para o professor que orientou os alunos da Escuderia Tachi, Simon Barreto, a ideia desenvolvida pelos alunos é uma forma de estimular que pensem em soluções tecnológicas a partir de problemas reais e, com isso, façam a proposição de ideias viáveis para melhorar a vida dos moradores. Nosso papel enquanto professores vai muito além de repassar conteúdo em sala de aula. Estamos aqui também para auxiliar os estudantes a pensarem em como resolver problemas enfrentados pela sociedade”, afirma.

A proposta será apresentada na F1 in Schools, competição de robótica realizada pela Escola SESI, que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de março em Brasília. Ela concorrerá com outras iniciativas na categoria de Projeto Social, quando os alunos apresentarão a proposta, desde a concepção, passando pelo desenvolvimento até os resultados da ideia.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi /amapasenai
fb.com/sesiamapa /senaiamapa