Macapá – Dos 15 projetos que participaram da fase estadual, quatro foram selecionados para representar o Amapá na etapa nacional do Desafio SENAI de Projetos Integradores. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelos alunos dos Centros de Formação Profissional (CFP) de Macapá e de Santana.

Nos últimos cinco meses, 51 alunos e 10 instrutores estiveram envolvidos no desenvolvimento dos esboços. O coordenador Jean Phablo enfatizou a importância da integração dos estudantes para o êxito dos trabalhos. “A união de esforços e o empenho de todos foi fundamental para o planejamento e a execução das ideias”, ressaltou Jean.

O aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho, Wesley Cavalcante, 17 anos, gostou muito de participar da competição e destacou a multidisciplinaridade dos temas e do grupo como pontos positivos. “O Desafio atingiu seu objetivo, promoveu a união de alunos, instrutores e coordenadores e, juntos, conseguimos ter e colocar em prática ideias que podem contribuir para termos uma vida melhor”, frisou o estudante.

O Desafio SENAI é uma competição entre estudantes de cursos técnicos de todo o país e consiste na elaboração de projetos que possam melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente, propondo soluções para problemas como a mobilidade urbana, o lixo industrial e a reutilização da água. Os projetos vencedores participarão da próxima fase que acontecerá no mês de setembro em Curitiba (PR).

Conheça os vencedores da etapa estadual

O projeto vencedor na área de Resíduos Industriais foi o Pet Planet, dos alunos                                        Demerson Souza e Vanessa Pontes, orientado pela instrutora Alcemira Magave. A proposta é reutilizar garrafas Pet que passam por um processo de esterilização, e retornam para o uso diário armazenando água mineral para consumo dos alunos do CFP de Santana.

No desafio de Energia Renovável o vencedor foi o projeto Bright Side of Sun, dos alunos Frank Duff, Nayelle Priscila e Janilson Pequeno. Eles foram orientados pelos instrutores Moisés Souza e José Reinaldo Nascimento. O objetivo é captar os raios solares por meio de uma antena parabólica espelhada concentrando-os num só ponto, dessa maneira, é possível direcioná-los para um forno e utilizar o calor para cozinhar alimentos.

O projeto Sistema de Controle de Super Lotação, dos alunos Crislayni Cunha de Souza, Bruna Assunção dos Santos e Sabrina do Carmo Maia, orientado pelo instrutor Divando Benassuly, venceu o Desafio sobre o tema Mobilidade Urbana. Trata-se de um sistema de contagem utilizado na catraca e na porta de saída do ônibus com o intuito de contabilizar os passageiros para que não seja excedido o limite máximo. Ao atingir esse número, a porta traseira do veículo trava.

Já o projeto Eco Calhas foi o vencedor do Desafio sobre Economia da Água, e consiste na otimização de sua utilização por meio da captação do líquido em calhas feitas de garrafas Pet e seu direcionamento para um reservatório de metal, para que a água seja purificada em alta temperatura. O trabalho tem a participação dos alunos Matheus Freitas de Souza, Arilson Vasques e Benedito Santos, orientado pelos instrutores Jean Phablo e Alcemira Magave.

ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.