Música, dança, arte, literatura e apresentações culturais marcaram a primeira edição do Circuito Cultural Sesiano, uma iniciativa da Escola Visconde de Mauá voltada aos alunos da instituição. A atividade aconteceu na tarde do sábado (26), na União dos Negros do Amapá (UNA), na região central de Macapá.
Durante a programação, os participantes acompanharam uma aula de ritmos e apresentações de marabaixo, realizadas pelo Grupo Azebic, além de um concerto de dança promovido pela Escola Anete Peixoto, que apresentou o espetáculo Emoção Corpórea. A programação também abriu espaço para um desfile de moda conceitual e sustentável, com peças concebidas e produzidas pelos alunos do 7º, 8º e 9º anos da Escola Visconde de Mauá.
O público pôde apreciar, ainda, um show de talentos e apresentações de música e dança clássica e contemporânea, protagonizadas pelos alunos do ensino médio.
A chef de cozinha Monique Valente, mãe do aluno Daniel Valente, contou que ela e o filho estavam empolgados com a participação no Circuito Cultural Sesiano, e que começaram a preparar o material semanas antes do evento.
"O Daniel chegou em casa com a tarefa de fazermos uma representação em 3D, com materiais alternativos, de algo ligado à nossa gastronomia. Optamos por representar o camarão no bafo. Criamos uma massa e, juntos, moldamos os camarões que foram colocados em um recipiente. Dessa forma, mostramos que a nossa gastronomia é um reflexo da nossa cultura, além de ser diversa, rica e forte", destacou.
Tarde de autógrafos
Além das apresentações culturais, o Circuito Cultural Sesiano contou com um momento dedicado à literatura. No evento, os alunos do 5º e 6º anos participaram de uma tarde de autógrafos de um livro de histórias produzido a partir da plataforma *Estante Mágica*.
Entre os alunos que contribuíram para a criação do livro está Zoé Pinheiro, estudante do 5º ano. Ela contou que se inspirou em cantoras que admira, como Taylor Swift, Olivia Rodrigo e Sabrina Carpenter, para escrever a sua história. "Eu gosto muito de música e usei essas artistas como personagens para a minha história no livro", explicou.
Na publicação, a estudante narra a história de uma garota que, ao pesquisar no computador, descobre que haverá um curso de canto e dança em sua cidade. Isso a motiva a participar e iniciar sua carreira artística.
Zoé revelou que essa foi sua primeira experiência como escritora e que, além de contar a história, também fez as ilustrações. "Eu escrevi a história enquanto estava na escola e aproveitei para fazer os desenhos. Foi algo diferente e muito divertido de fazer", completou.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Coordenação de Comunicação e Mercado do SESI
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa