Macapá / Santana – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá investe em tecnologia de última geração para melhorar a qualidade de aprendizagem do aluno. Especializados em ensino profissionalizante, os Centros de Formação Profissional (CFP) da instituição têm investido cada vez mais em tecnologias de ponta, preparando o jovem para um mercado de trabalho que exige, a cada dia, maior qualificação profissional e conhecimento de ferramentas avançadas.

A tecnologia 3D (tridimensional), o Controlador Lógico Programável (CLP), a utilização de kits de Lego especiais para aulas, além de um projetor interativo, tornam os cursos mais dinâmicos e possibilitam o alto rendimento dos alunos.

Tecnologia 3D

Entre os recursos tecnológicos que o SENAI dispõe se destaca a tecnologia 3D. Comum nas salas de cinema, o recurso chega à sala de aula trazendo interatividade e, com isso, aumenta o interesse dos estudantes com conteúdos dinâmicos e que estimulam o aprendizado. O SENAI possui um equipamento XDS (gabinete móvel composto por um projetor 3D, 40 óculos, um computador e um sistema de som integrado), que permite a utilização de vídeos e 3D Estereoscópicos, com simulações que garantem retenção da informação superior aos métodos tradicionais.

O instrutor Joany Santos, responsável por apresentar esse recurso durante o Mundo SENAI, afirma que a tecnologia prende a atenção do aluno, assim como otimiza o tempo do educador. “O equipamento XDS substitui a lousa, o uso de slides e apostilas, por exemplo. Dessa forma, podemos ministrar aulas mais envolventes e práticas. Por meio da tecnologia, 70% a mais de informação podem ser apreendidas se compararmos aos recursos tradicionais de ensino”, disse.

O estudante do curso de Construção Civil, Breno Leon, 16 anos, aprova o uso do equipamento e diz que estudar ficou muito mais agradável. “A tecnologia 3D melhorou minha absorção de conhecimento, pois facilita o aprendizado através da dinâmica e simulações de experiências reais. Tudo fica mais interessante”, aprovou.

Uso de Lego em sala de aula

Conhecido entre os pequenos, o Lego foi criado como brinquedo de montar e, recentemente, passou a contribuir com o conhecimento nas salas de aula do SENAI. A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar o ensino nos cursos de aprendizagem industrial e técnicos oferecidos pela instituição. O Lego permite o desenvolvimento de atividades dinâmicas, práticas e lúdicas que desafiam os participantes a gerarem soluções e ideias relacionadas aos desafios diários de uma empresa, além de estimular o trabalho em equipe.

O CFP de Macapá possui 16 kits de Lego, cada um permite a criação de 15 robôs diferentes. “Com esse recurso temos diversas opções de montagem que vão desde a construção de esteira, guindaste e empilhadeira. A versatilidade do produto facilita o desenvolvimento do aprendizado”, explicou o coordenador técnico da Olimpíada do Conhecimento (OC) em Macapá, Michel Freitas.

Controlador Lógico Programável

Imagine um pequeno objeto capaz de comandar a execução de qualquer tarefa. O CLP é a ferramenta inteligente mais utilizada no processo de automação industrial e o mecanismo não poderia ficar de fora dos recursos oferecidos pelo SENAI. É um tipo de computador que executa funções específicas por meio de um programa capaz de simplificar a alteração dos processos, reduzindo tempo, mão de obra e obtendo, consequentemente, lucros significativos.

Projetor Interativo

O SENAI possui, ainda, um projetor capaz de “transformar” uma lousa comum em uma lousa digital interativa. O equipamento permite a projeção de qualquer conteúdo digital como filmes, fotos, ebooks, animações 3D, e muito mais, em qualquer superfície. Com ele, o instrutor dinamiza as aulas, migrando do conteúdo impresso para um conteúdo digital com o auxílio de uma caneta sem fio que dá os comandos, assim como o mouse de um computador.

a ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI - AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.