Curitiba - Quatro projetos desenvolvidos por 16 alunos dos Centros de Formação Profissional (CFP) de Macapá e de Santana foram selecionados para representar o Amapá na etapa nacional do Desafio SENAI de Projetos Integradores, realizada em Curitiba (PR), neste mês.

Os estudantes e instrutores estiveram envolvidos no desenvolvimento de propostas que estimulam a criação de soluções para a indústria dentro dos seguintes eixos: transformação de resíduos industriais, utilização de energia renovável, melhorias na mobilidade urbana e reutilização da água.

Além de representarem o Estado na competição, e apresentarem suas ideias nacionalmente, os competidores foram sensibilizados a exercerem a cidadania com atenção às soluções sustentáveis no setor industrial por meio de suas iniciativas ecologicamente corretas.

“Foi muito interessante participar desse projeto, pois com ele conseguimos muitos benefícios em sala de aula, entre eles a redução da evasão escolar. Os alunos se empenharam e se adaptaram a trabalhar em equipe. Juntos conheceram mais sobre o empreendedorismo”, ressaltou a instrutora Alcemira Magave.

Sobre os projetos finalistas

- Projeto Pet Planet (categoria Resíduos Industriais): Propõe a reutilização de garrafas Pet por meio de um processo de esterilização. Após passarem por esta etapa, retornam para o uso diário armazenando água mineral para consumo dos alunos do CFP de Santana. Autores: Demerson Souza e Vanessa Pontes. Orientado pela instrutora Alcemira Magave.

- Projeto Bright Side of Sun (categoria Energia Renovável): O objetivo é captar os raios solares por meio de uma antena parabólica espelhada concentrando-os num só ponto, dessa maneira, é possível direcioná-los para um forno e utilizar o calor para cozinhar alimentos. Autores: Frank Duff, Nayelle Priscila e Janilson Pequeno. Orientado pelos instrutores Moisés Souza e José Reinaldo Nascimento.

- Projeto Sistema de Controle de Super Lotação (categoria Mobilidade Urbana): Trata-se de um sistema de contagem utilizado na catraca e na porta de saída do ônibus com o intuito de contabilizar os passageiros para que não seja excedido o limite máximo. Ao atingir esse número, a porta traseira do veículo trava. Autores: Crislayni Cunha de Souza, Bruna Assunção dos Santos, Leônidas Freitas e Sabrina do Carmo Maia. Orientação: Instrutor Divando Benassuly.

- Projeto Eco Calhas (categoria Economia da Água): Consiste na otimização de utilização da água por meio da captação do líquido em calhas feitas de garrafas Pet e seu direcionamento para um reservatório de metal, a fim de que seja purificada em alta temperatura. Autores: Matheus Freitas de Souza, Arilson Vasques e Benedito Santos. Orientação: Instrutores Jean Phablo e Alcemira Magave.

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