Macapá/Santana – Cerca de 150 alunos do Ensino Fundamental II da Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria (SESI) de Santana visitaram o Monumento Marco Zero do Equador. Na ocasião participaram de palestras monitoradas e conheceram em detalhes como acontece o Equinócio.
A coordenadora pedagógica do SESI de Santana, Rafaela Mathias, disse que a visita foi acompanhada por todos os professores do Ensino Fundamental, com o intuito de proporcionar aos alunos a vivência da teoria ministrada em sala de aula a respeito do Equinócio, sua influência na mudança de estação e na “tábua de marés”, além de contribuir para que conhecessem mais sobre a história do estado.
Clemilda Padilha, professora de Ciências do SESI, explicou que a palavra Equinócio deriva do latim e significa “noites iguais” – aequus (igual) e nox (noite). “O fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano, ocasiões em que o dia e a noite tem a mesma duração”, explicou Clemilda.
A professora de Geografia do SESI, Quele Melo, acompanhou os alunos e disse que o fenômeno está sendo estudado de forma interdisciplinar. “A maneira mais eficaz de promover o conhecimento é apresentar uma situação real e dar diferentes enfoques em várias áreas. Esse tipo de abordagem permite que conteúdos que ministraríamos de forma convencional, seguindo o livro didático, sejam ensinados e aplicados na prática — o que dá mais sentido ao estudo”, ressaltou Quele.
João Vitor Ferreira, já conhecia o ponto turístico. Ele conta que durante as aulas aprendeu que Macapá é a quinta capital do mundo cortada pela linha Imaginária do Equador, e a única cidade no Brasil que possibilita a visualização no fenômeno natural.
Durante a visita, um grupo de alunos resolveu fazer uma experiência. “Foi surpreendente ver que é possível equilibrar um ovo na ponta de um obelisco, o mais impressionante é que na primeira tentativa ele ficou em pé”, disse João Vitor.
a
ATENDIMENTO À IMPRENSA Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP Contato: (96) 3084-8944 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.