Três equipes formadas por alunos da Escola SESI Amapá uniram-se, nesta quarta-feira, 15, a um grupo de mais de 2 mil estudantes no maior torneio de robótica do país, o Festival SESI de Robótica. O evento, que acontece em Brasília, reúne quatro competições: a FIRST LEGO League Challenge (FLL), a FIRST TECH Challenge (FTC), a FIRST Robotics Competition (FRC) - organizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) - e o F1 in Schools.

Na modalidade FRC, a equipe Steel Claw está competindo pela Escola SESI Amapá. Nesta categoria, quem cumpre as missões não são pessoas, diretamente. São robôs semiautônomos de porte industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura, construídos e comandados pelos estudantes.

O time Marco Zero Enterprise está disputando uma colocação na modalidade FTC. Trata-se de uma competição para jovens de 14 a 18 anos e mistura ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os alunos são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos. 

site 01

A Escuderia Tachi compete na modalidade F1 In Schools e seu desafio será lidar com problemas reais de escuderias de Fórmula 1. O técnico da equipe, Jefferson Nascimento, explica que o projeto visa mudar as percepções dos jovens em relação à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, criando um ambiente de aprendizado divertido para eles desenvolverem uma nova visão sobre carreiras em engenharia, ciência, marketing e tecnologia.

“Além disso, os alunos têm que usar conceitos de aerodinâmica para superar a alta velocidade da corrida. A equipe aprendeu modelagem 3D e desenvolveu um carro que pesa cerca de 70 gramas, que consegue percorrer uma pista de 23 metros em menos de um segundo”, revelou o técnico.  

A coordenadora de Educação da Escola SESI, Valena Calandrini, ressalta que já é uma tradição a presença dos estudantes em competições estaduais, regionais e nacionais. “Nosso intuito é promover uma educação tecnológica, sendo assim, temos investido cada vez mais na robótica – educacional e de competição – enquanto ferramenta que capacita nossos alunos para superar os desafios do mundo do trabalho. Incentivamos que eles integrem as equipes e torcemos para que eles tragam bons resultados”, completou a coordenadora.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944 / 98414-0132.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa