Macapá – Em uma disputa que reuniu mais de 2 milhões de estudantes de todos os estados do Brasil, 37 alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá garantiram vaga na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A edição deste ano, por conta da pandemia do coronavírus, aconteceu de forma remota. Para avançar à próxima etapa, os estudantes tiveram que demonstrar seus conhecimentos em Astronomia, Biologia, Física, História e Química, em uma prova individual contendo 20 questões.

Os participantes são do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Novo Ensino Médio e 3º ano da Educação Básica articulada à Educação Profissional (EBEP). No dia 12 de setembro os adolescentes e jovens irão participar de mais uma prova – desta vez, presencial –,  para, então, serem selecionados os medalhistas. A cerimônia de premiação acontecerá em 29 de outubro, em Brasília.

A ONC é promovida com objetivo de despertar e estimular o interesse pelas ciências naturais, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, bem como proporcionar desafios que aprimorem as formações dos participantes e contribua para a melhoria da qualidade da educação básica e promova a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Mobilização

Diante das mudanças vivenciadas durante a pandemia, a Escola SESI Amapá mobilizou uma equipe de professores e coordenadores para dar apoio aos alunos que se inscreveram na competição. Jackson Silva, Jesuene Souza, Dilena Gurjão, Eraldo Júnior, Andreia Santos e Jhon Trindade estiveram à frente das atividades relacionadas à olimpíada.

Com foco na preparação para a próxima prova, os estudantes participarão de revisões e aulas extras ofertadas pela escola. De acordo com o representante do SESI Amapá na ONC, professor Jackson Silva, o resultado alcançado é significativo, tendo em vista todos os desafios que a educação tem passado.

“A pandemia tem mudado muito nosso modo de ensinar e estar próximos de nossos alunos. Temos experimentado novas maneiras de repassar conhecimento e eles, certamente, também estão se esforçando para corresponder. O desempenho que demonstraram no teste é fruto de um trabalho que envolve muitas pessoas, e que exige o empenho dos estudantes”, destacou o professor.  

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação Corporativa SESI/SENAI – AP
Contato: (96) 3084-8944
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram.com/amapasesi
fb.com/sesiamapa
twitter.com/sesiamapa