Uma alimentação balanceada faz grande diferença no bem-estar e produtividade das pessoas. Com o intuito de promover hábitos alimentares saudáveis entre trabalhadores na indústria, o Serviço Social da Indústria (SESI) criou, em 2011, o Programa Alimentação Saudável na Indústria. Em 2015, cerca de 180 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.
O SESI preparou 10 dicas para uma alimentação saudável. Entre elas, estão recomendações como o número mínimo de refeições por dia, que tipos de alimentos são importantes em nosso dia a dia, que receitas podem influenciar positivamente na nossa saúde e os produtos que devem ser evitados. Confira:
Dez passos para uma alimentação saudável:
1 – Faça pelo menos cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e dois lanches, preferencialmente com frutas e castanhas.
2 – Inclua nas refeições diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, massas) tubérculos, como batatas, raízes e mandioca. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3- Coma, diariamente, pelo menos, três porções de legumes e verduras como parte das refeições, e três porções de frutas.
4- Coma feijão com arroz, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem para a saúde.
5- Consuma diariamente uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, pois isso torna esses alimentos mais saudáveis.
6- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7- Evite alimentos gordurosos.
8- Use óleo, sal e açúcar em pequenas quantidades. Dê preferência ao mel, ou ao açúcar mascavo, e à flor de sal ao invés de sal.
9- Beba pelo menos dois litros – 6 a 8 copos – de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. 10- Pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias. Por Maria José Rodrigues e Gina Ferreira Da Agência CNI de Notícias