Visconde de Mauá

Irineu Evangelista de Souza nasceu em Arroio no Estado do Rio Grande do Sul de origem humilde, órfão aos anos.

Indo com o tio para o Rio de Janeiro onde empregou–se no comércio, pouco tempo depois passou a trabalhar numa firma inglesa, de Ricardo Carruthers, que tornou – se grande amigo e protetor de Irineu.

Irineu fez várias viagens à Inglaterra onde aperfeiçoou seus conhecimentos comerciais e industriais, voltou ao Brasil, rico, empreendedor e arrojado, quando realizou:

– Construção de navios em estaleiros nacionais,

– Exploração de minérios de ferro e cobre em Santa Catarina,

– Abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro,

– Criação de uma colônia agrícola na barra do Rio Negro em Manaus,

– Construção da Estrada de Ferro Pedro II,

– Navegação do Rio Negro com navios à vapor,

– Criação do Banco do Brasil,

– Iluminação á gás da cidade do Rio de Janeiro,

– Criação da Companhia de Rebocadores do Rio Grande do Sul;

– Inauguração de Telégrafo brasileiro ligado á Europa.

Pelos inúmeros serviços que prestou ao Brasil e pela “criação da 1º Estrada de Ferro Brasileiro, recebeu o título de Barão e logo depois de Visconde de Mauá, caluniado pelos inimigos, com seus negócios particulares seriamente comprometido acabou por falir. Com energia e determinação pagou seus credores, deixou seu nome limpo, mas doente retirou–se para Petrópolis onde faleceu em 1889.

Histórico

O Serviço Social da Indústria (SESI), criado pelo Decreto – Lei nº 9.403 de 25 de Junho de 1946, é uma entidade de direito privado. Tem por objetivo pesquisar, planejar e executar planos que venha contribuir para o bem-estar social e o desenvolvimento dos industriários e trabalhadores de atividades afins. Mantém, entre outros, o serviço educacional que trabalha integrado com os demais, assim como em união de esforços com a família e a comunidade. Mantida pelo SESI, do qual é parte, a escola desenvolve seu plano de trabalho segundo, também, normas do SESI, sendo as últimas publicadas no documento Nacional, em Brasília.

O SESI surgiu no Território Federal do Amapá, na Capital, em 1960, tendo como primeiro administrador José Alves Pessoa.

Até o fim de 1970 este estabelecimento chamou–se Escola do SESI, passando, no ano seguinte à Escola Visconde de Mauá como homenagem prestada a Irineu Evangelista, Visconde Mauá, incentivador da indústria no Brasil.

A Escola Visconde de Mauá oferece os seguintes níveis de modalidade de ensino.

Educação Infantil: 1º e 2º período, faixa etária de 4 a 5 anos;

Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano, faixa etária de 6 a 14 anos;

Modalidades de educação de jovens e adultos: Ensino fundamental e médio para alunos com idade igual ou superior a 15 e 18 anos respectivamente. Essa modalidade articula-se a educação profissional SENAI/AP.

A trajetória do SESI/AP tem sido pela contribuição na oferta de serviços educacionais a crianças, jovens e adultos, dividindo com o poder público a responsabilidade no atendimento à demanda por educação e assim cumprindo com a missão do Serviço Social da Indústria no Estado do Amapá com: promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com o foco em educação, saúde e lazer e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial.