O exame é um teste auditivo que tem a finalidade de determinar o limiar auditivo do indivíduo, ou seja, o mínimo de intensidade sonora necessária para provocar a sensação auditiva. Entretanto, a audiometria também é indicada como método de prevenção. Através do exame, é possível detectar precocemente possíveis alterações no sistema auditivo; além de complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias etc.).

Tipos de Audiometria:

- Tonal - A audiometria tonal é o teste auditivo mais básico e serve para avaliar a percepção dos sons. Também chamado de teste de tom puro, o exame mede o som mais suave - ou pelo menos o mais audível - que uma pessoa pode ouvir.

Utilizando diferentes frequências, o exame mostra quantos decibéis o paciente consegue ouvir. Assim, é possível identificar o tipo de perda (condutiva ou neurossensorial), o grau (leve, moderada, severa ou profunda) e ainda se o acometimento está ligado a níveis de pressão sonora elevada. A audiometria tonal também pode ser usada para medir o nível sonoro no qual o som se torna desconfortável e até doloroso, além de permitir encontrar a frequência do zumbido.

- Vocal - A audiometria vocal complementa os dados fornecidos pela audiometria tonal e é usada para identificar a capacidade de uma pessoa entender as palavras corretamente. Se a percepção das palavras for ruim, a fala pode parecer distorcida.

O teste vocal é particularmente eficaz para prever a utilidade de aparelhos auditivos e para identificar doenças retrococleares, como tumor do nervo auditivo, neuropatia auditiva etc. No exame de audiometria ocupacional, a audiometria vocal é de grande valia para identificar trabalhadores que simulam um resultado falso positivo; acredita-se os mesmos são orientados a simularem uma perda auditiva para ganharem causas trabalhistas

Orientações: Para a realização do exame, o paciente deve ficar 14 horas de repouso acústico.

Agende seu atendimento!

Unidade Integrada SESI/SENAI - A Banda
Av. Ernestino Borges, 257 - Centro
(96) 3084-8945