Serviços de SST

Metodologia que trata as questões de Segurança e Saúde no Trabalho de forma integrada. 

Assessora e promove ambientes saudáveis nas empresas, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de acidentes e doenças, além de uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.

Programas legais em SST

Qualidade de vida no trabalho é fator determinante para o sucesso do setor industrial. Ambientes seguros e saudáveis oferecem ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias e, desta forma, favorecem a produtividade.


Mais do que apenas cumprir a lei, empresas que adotam práticas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) aumentam significativamente sua receita. Estudos mostram que, a cada dólar investido em ações para melhoria do ambiente de trabalho e promoção da saúde, outros quatro dólares retornam à empresa.


Os ganhos estão refletidos em forma de aumento da produtividade, redução de gastos com acidentes e doenças do trabalho, absenteísmo e assistência à saúde, o que consequentemente fortalece a imagem da empresa perante o público consumidor.


Para ajudar as indústrias a promover um ambiente de trabalho seguro, o SESI oferece diversos serviços em SST como cursos, diagnósticos, programas legais de SST e consultoria por meio de um programa próprio: SESI Indústria Saudável.


Entre os serviços oferecidos no programa Indústria Saudável, o mais completo é o Modelo SESI em SST, que vai além da legislação e ajuda a sua empresa ser monitorar a saúde dos empregados permitindo assim agir proativamente caso haja qualquer indício de problema.


Com o Modelo SESI em SST, o SESI apoia a sua empresa na gestão da segurança e saúde, realizando avaliação do ambiente físico de trabalho, identificando situações de risco e propondo medidas de correção. Acompanha a saúde de seus trabalhadores, de forma integrada, com a área de segurança, gerenciando a prevenção das doenças gerais do adulto e as relacionadas com o trabalho, propondo plano de ação para promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.


Ajuda-o a cumprir as exigências legais e desenvolve ações educativas com cursos presenciais e a distância, como o de Primeiros Socorros, Formação de Brigadistas e Treinamento para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), além de promover ações preventivas sob medida, acompanhando os resultados. Com isso, sua empresa desenvolve um programa de gestão reduzindo os riscos de acidentes e doenças e minimizando o absenteísmo. Afinal, trabalhadores bem instruídos e acompanhados têm menos chance de se acidentar ou adoecer no trabalho.


Com qualidade reconhecida pelos órgãos fiscalizadores, o SESI conta com 2.886 profissionais qualificados em SST, 442 unidades móveis e 903 unidades fixas de atendimento ao trabalhador.
O Modelo SESI em SST é baseado na realidade da indústria brasileira e, ao mesmo tempo, atende a parâmetros internacionais.


O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de acidentes laborais, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência. Reduzir este número é a melhor forma de aumentar a qualidade de vida dos seus trabalhadores e a satisfação da sua equipe.

  • PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9);
  • Avaliações Ambientais;
  • PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-7);
  • Laudo Técnico das Condições Ambientais (LTCAT)
  • Laudos de Insalubridade e Periculosidade (NR-15 e 16)

Serviços médicos ocupacionais

Realizados com base no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e são obrigatórios por lei, previstos na NR-07 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Exames ocupacionais

Os exames são realizados para auxiliar no diagnóstico dos serviços médicos ocupacionais

Consultoria de gestão integrada em segurança e saúde no trabalho

( falta texto)

Consultoria e assessoria em ergonomia

( falta texto)